FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. ATIVIDADES ACADÊMICAS
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Pesquisa Orientada
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Estágio Docência: obrigatório para bolsistas, conforme Resolução conjunta CONSUNI/CEPEC/UFG n.01/2017 capítulo II “Do Estágio Docência” e Art. 47 da Resolução CEPEC n. 1403/2016, e Art. 34, Parágrafo Único do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Música/UFG.
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Exame de Qualificação: apresentação do andamento da pesquisa para banca determinada pelo PPG.
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Publicação de trabalho completo em evento científico ou artigo em periódico ou capítulo de livro com corpo editorial que tenha qualificação, impacto e coerência com os objetivos do programa.
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Atividades Complementares: total 2 créditos (96h). Cada crédito de atividade complementar equivale a 48 horas.
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Defesa da Dissertação: total 16 créditos (256 h) conforme Resolução Art. 45 da CEPEC/UFG N. 1403/2016.
2. DISCIPLINAS
A estrutura curricular desta proposta é construída a partir de disciplinas e atividades que caracterizam as especificidades das linhas de pesquisa e do perfil do programa em sua totalidade. São propostas atividades dentro da prática de pesquisa visando-se a elaboração das dissertações. As disciplinas foram organizadas de forma a se articularem coerente e consistentemente no objetivo da formação de pesquisadores em música. Esta estrutura se direciona para a liberdade de percurso do discente, facilitando-se o trânsito entre disciplinas e entre as linhas de pesquisa. A organização segue o proposto:
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No cômputo geral de créditos (18 créditos totais) haverá 2 (duas) disciplinas obrigatórias, a saber, “Metodologia de Pesquisa em Música” (3 créditos) e uma disciplina que caracteriza a linha de pesquisa (3 créditos).
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Os 12 créditos restantes serão cumpridos em disciplinas optativas, de acordo com o direcionamento do projeto de pesquisa do mestrando junto ao direcionamento do orientador, no interesse da investigação e da formação discente, perfazendo 67% do total de créditos.
As ementas das disciplinas demonstram os objetivos de formação do curso, com referências bibliográficas que contemplam o conteúdo proposto para cada uma delas, disponível física e/ou digitalmente para consulta dos discentes.
Para que o aluno compreenda, de maneira clara, quais e quantas disciplinas deve cumprir, elas foram organizadas nas modalidades obrigatórias e optativas, com suas respectivas cargas horárias, de maneira a facilitar o acompanhamento do processo e integralização curricular em tempo hábil, conforme a Resolução CEPEC UFG nº. 1403/2016 que regulamenta os programas de pós-graduação stricto sensu da UFG.
2.1. ELENCO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
2.1.1. Metodologia de Pesquisa em Música: será ministrada por três docentes, sendo um representante de cada uma das três linhas de pesquisa do PPG, para que sejam tratados, tanto os aspectos gerais da pesquisa como as especificidades metodológicas que requerem cada área.
2.1.2. Disciplinas de caracterização da linha de pesquisa - obrigatória por linha que tem por objetivo atualizar conceitos referentes à estruturação de cada linha; oferecer vertentes de pensamento teórico-metodológicos; refletir e discutir os problemas e paradigmas atuais da linha (Quadro 1)
Quadro 1. Elenco das disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa do PPG Música.
Linha de Pesquisa | Disciplina | Créditos/Carga horária |
Linha 1 - Criação Musical: performance, composição e suas interfaces | Criação musical: fundamentos teórico-metodológicos |
3 créditos 48 horas |
Linha 2 – Música: práticas epistêmicas, discursivas e formativas | Fundamentos teórico - metodológicos das práticas discursivas, epistêmicas e formativas da música |
3 créditos 48 horas |
Linha 3 – Neurociência da música e musicoterapia | Neurociência da música e musicoterapia: reflexões e paradigmas |
3 créditos 48 horas |
NOTA: as disciplinas de Caracterização da Linha (obrigatórias para a respectiva linha) poderão ser cursadas como optativas por discentes vinculados a outras linhas.
2.2. ELENCO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS
As disciplinas optativas abordam campos e conceitos das várias vertentes teóricas, bem como paradigmas transversais, inter e transdisciplinares. Essa categoria contempla, ainda, disciplinas específicas das linhas de pesquisa que têm por função garantir o aprofundamento e aplicação do conhecimento embasado nos fundamentos teóricos, científicos, acadêmicos e artísticos inerentes às especificidades de cada linha do curso. As disciplinas foram organizadas de maneira a proporcionar ao mestrando uma formação flexibilizada de tal forma que ele possa aprofundar em questões e interesses relacionados à sua proposta de pesquisa. O PPG oferta diferentes disciplinas de caráter colaborativo, ou seja, contam com a participação de professores de linhas de pesquisa distintas, desde o processo inicial de elaboração da disciplina até a ministração do conteúdo. O programa permite ao mestrando cumprir parte dos créditos desse núcleo, com disciplinas de outros PPGs ou IES, que versa sobre conceitos relacionados ao seu projeto de pesquisa, mediante prévia aprovação do orientador, confirmada pela coordenadoria do PPG. A seleção das disciplinas optativas deve ocorrer de comum acordo entre orientador e discente. O rol das 23 disciplinas optativas pode ser visualizado no Quadro 2.
Quadro 2. Elenco das disciplinas optativas do PPG Música
Disciplinas | Número de créditos | Carga Horária |
Pedagogia da performance musical | 3 | 48h |
Seminários em pesquisa musical com suporte tecnológico | 3 | 48h |
Projetos em música computacional | 3 | 48h |
Teoria e metodologia da historiografia musical | 3 | 48h |
Historiografia da música popular brasileira | 3 | 48h |
Arquivologia musical e processos de edição | 3 | 48h |
Etnomusicologia | 3 | 48h |
Formação musical e políticas públicas | 3 | 48h |
Educação musical na pós-modernidade: tendências pedagógicas, musicais e científicas | 3 | 48h |
Epistemologias e o feminino em processos de formação musical | 3 | 48h |
O Idiomatismo composicional: Heitor Villa-Lobos e vertentes analíticas | 3 | 48h |
Poéticas e políticas da raça em expressões musicais afrodiaspóricas urbanas | 3 | 48h |
Perspectivas transversais, interdisciplinares e transdisciplinares na pesquisa em música | 3 | 48h |
Seminário de pesquisa em música I | 1 | 16h |
Seminário de pesquisa em música II | 1 | 16h |
Interfaces entre musicoterapia, educação musical e etnomusicologia | 3 | 48h |
Diálogos entre musicologia e performance | 3 | 48h |
Psicologia da música | 3 | 48h |
Música e desenvolvimento humano | 3 | 48h |
Estudo orientado – instrumento/composição I | 1 | 16h |
Estudo orientado – instrumento/composição II | 1 | 16h |
Estudo orientado – instrumento/composição III | 1 | 16h |
Estudo orientado – instrumento/composição IV | 1 | 16h |
Tópicos Especiais: voltadas a refletir - por sugestão de docentes e discentes do programa - sobre temas atuais e relevantes para as pesquisas do PPG e; compartilhamento de projetos e resultados das pesquisas e produtos gerados no programa | 1 a 3 | 16h – 48h |
3. SUGESTÃO DE FLUXO DE DISCIPLINAS E ATIVIDADES POR SEMESTRE
A sugestão de fluxo das disciplinas obrigatórias e optativas, das atividades acadêmicas e complementares do PPG Música UFG, por semestre letivo está apresentada no Quadro 3.
Quadro 3. Sugestão de fluxo de disciplinas e atividades acadêmicas e complementares por semestre
Semestre |
Disciplinas |
Créditos/CH |
Semestre 1 |
Metodologia de Pesquisa em Música |
3/48h |
Disciplina que caracteriza a linha de pesquisa |
3/48h |
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Pesquisa Orientada |
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Atividades complementares |
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Semestre II |
Três disciplinas optativas |
9/96h |
Pesquisa Orientada |
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Atividades complementares |
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Semestre III |
Uma disciplina optativa |
3/48h |
Pesquisa Orientada |
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Estágio Docência |
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Atividades complementares |
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Qualificação |
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Semestre IV |
Pesquisa Orientada |
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Defesa da dissertação |
16/256h |