PERFIL DO EGRESSO
O perfil almejado para o egresso do programa de Pós-Graduação em Música da UFG é o de um pesquisador apto a atuar no ensino superior, pesquisa e extensão, de forma democrática e inclusiva, com vistas ao contínuo desenvolvimento da área da música nas variadas linhas de pesquisa do Programa. Para tanto se espera que, a depender do escopo de sua pesquisa, o egresso esteja:
1. Apto para propor, conduzir e realizar pesquisas atentas ao contexto social e cultural em que está inserido, na área de conhecimento musical, seja com relação à performance e composição musical, aos processos musicológicos e formativos, a abordagem neurocientífica e terapêutica da música, com responsabilidade, ética e respeito à diversidade.
2. Engajado na sua educação continuada por meio dos processos de atualização, auto avaliação, aperfeiçoamento e aprofundamento de novos conhecimentos, com vistas a manter a qualidade dos trabalhos relacionados à música e suas possíveis interfaces.
3. Competente para compreender a intersecção entre composição e performance, junto à exploração de diversas fontes teóricas, como inovação tecnológica, sonologia, semiologia, entre outras, refletindo conceitualmente sobre seus projetos artísticos e aliando teoria e produção musical de maneira inovadora.
4. Apto a refletir e trabalhar com os caminhos plurais da musicologia e da formação musical, tendo em vista o indivíduo inserido em contextos históricos, sociais e culturais; incentivado a trabalhar com a preservação, salvaguarda e conservação do patrimônio arquivístico musical brasileiro, com foco na recuperação de memórias - manuscritos, sonoridades, imagens, registros escritos entre outros -, que integram a cultura musical goiana, do Centro-Oeste e brasileira, seja na instituição que abriga o presente programa, seja trabalhando com acervos de cidades interioranas.
5. Habilitado a desenvolver projetos inovadores nas áreas da neurociência da música e musicoterapia para o desenvolvimento e testagem de novos métodos e técnicas relacionadas às práticas musicais, tais como contribuir para melhora performática de instrumentistas e para a prevenção e tratamento de doenças.