ALUNO ESPECIAL PPGMUS

EDITAL N.3/2025 - Aluno Especial

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para a abertura de inscrições no processo seletivo simplificado de candidatos(as) interessados(as) em cursar disciplina como aluno(a) especial sem vínculo do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.

 

A inscrição para o processo seletivo simplificado de alunos(as) especiais sem vínculo será entre os dias 8 e 9 de agosto de 2025 pelo FORMULÁRIO ELETRÔNICO.

 

Resultado - 14/08/2025 (ver edital)

Enviar e-mail confirmando interesse até 15/08/2025 (ver edital)

 

Disciplinas Oferecidas para participação de Alunos Especiais no 2º Semestre / 2025

Linha de Pesquisa

Disciplinas

CR/CH

Docentes

Dia e Horário

Sala

Vagas alunos especiais

Linha 1 - Criação Musical: performance, composição e suas interfaces

Criação musical: fundamentos teórico-metodológicos

3 créditos

48 horas

Dr. Marcos Botelho 

Dr. Tonico Cardoso

Terças 

14h às 17h

Sala 216

3

Linha 2 – Música: práticas epistêmicas, discursivas e formativas

Fundamentos teórico - metodológicos das práticas discursivas, epistêmicas e formativas da música

3 créditos

48 horas

Dra. Ana Guiomar 

Dra. Flavia Cruvinel. 

Dra. Magda Clímaco

Terças 

16h às 19h

Sala 120

3

Linha 3 – Neurociência da música e musicoterapia

Neurociência da música e musicoterapia: reflexões e paradigmas

3 créditos

48 horas

Dra. Tereza Raquel. 

Dr. Delson José.

Terças 8:30h às 11:30h

Núcleo de Neurociências (HC)

3

Todas as linhas

Etnomusicologia

3 créditos

48 horas

Dr. Fernando Llanos

Segundas 18h às 21h

Sala 240

3

Todas as linhas

CienArtes - Ciência & Arte: a integração de múltiplos saberes para aprender, divulgar e popularizar o conhecimento

3 créditos

48 horas

Dra. Raphaela Georg (ICB) 

Dra. Joana Abreu (EMAC), 

Dr. Paulo Ghedini (ICB), Dra. Renata Costa (ICB)

Quintas 

14 às 17h

Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas 2 (ICB 2)

sem limites

 

EMENTAS

CRIAÇÃO MUSICAL: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 

Trajetórias epistemológicas dos paradigmas de pesquisa relacionados à performance e composição musicais: construções e desconstruções. Leituras e escutas que possibilitem uma visão crítica do cenário das práticas e teorias da performance e composição. Colaboração entre compositor e performer. Estudo, análise e discussão de procedimentos, atitudes, tendências e pesquisas contemporâneas na interpretação e composição do repertório de períodos históricos diversos. Apresentações artísticas dos participantes como objeto de reflexão, métodos e técnicas.

FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS, EPISTÊMICAS E FORMATIVAS EM MÚSICA.

Análise e interpretação de práticas discursivas, formativas e epistêmicas musicais a partir de abordagens inter e transdisciplinares, com ênfase nos diálogos com a História Cultural, Sociologia, Antropologia e Educação. Caracterização de práticas discursivas, formativas e epistêmicas musicais a partir de referenciais pós-estruturalistas, pós-coloniais e decoloniais.

NEUROCIÊNCIA DA MÚSICA – REFLEXÕES e PARADIGMAS

Estruturas corticais e subcorticais relacionadas às atividades musicais. Aspectos neurobiológicos da cognição. Aspectos sensoriomotores e cognitivos do movimento no contexto da prática musical. Memória musical. Saúde do Músico. Distonia do músico.

ETNOMUSICOLOGIA 

Compreensão das dinâmicas e as particularidades dos fenômenos agenciados pelo som e pelas diversas práticas musicais (folclore, música urbana, música pop, música eletrônica, entre outras) a partir de um enfoque culturalista, articulando os métodos e técnicas etnomusicológicas (etnografia, contextos êmico/ético, relativismo cultural) ao corpus das teorias da Música de tradição ocidental. Análise crítica das relações de poder entre veículos comunicacionais (virtuais, analógicos, físicos etc.) e práticas musicais, entre a visão etnocêntrica de obra musical e os saberes dos povos originários. Contrapontos e tensões da mundialização das práticas musicais nas identidades culturais.

CIENARTES 

Ciência & Arte: a integração de múltiplos saberes envolvendo a arte para contribuir para o melhor aprendizado bem como para atingir uma ampliação mais facilitada da divulgação e da popularização do conhecimento científico nas áreas da Ciências Biológicas e da Saúde. Compreender a expressão artística como um conhecimento complementar ao científico. Associar técnicas artísticas para melhorar a compreensão, divulgar e popularizar a ciência envolvida nas áreas da Ciências Biológicas e da Saúde. Elaborar e apresentar uma peça teatral/musical para divulgar e popularizar a ciência.